Descubra quais as vantagens usar o Pinterest como estratégia de vendas

Descubra quais as vantagens usar o Pinterest como estratégia de vendas

Tempo de leitura: 6 minutos

No Pinterest, as imagens são a chave para atrair mais visitas para o seu site e aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Você já ouviu falar que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Apesar de clichê, a verdade é que as imagens podem transmitir em pouco tempo informações mais densas e atrair um número maior de pessoas. Uma pesquisa realizada pela Wharton School of Business apontou que conteúdos com texto e imagens seduzem 17% mais a audiência do que os que contém apenas texto.

O Pinterest tem chamado atenção por atrair mais de 200 milhões de pessoas por mês com suas imagens. A rede social é autodenominada como um catálogo mundial de ideias. Culinária, moda e artesanato são apenas algumas das categorias que podem ser encontradas por lá. De acordo com o próprio Pinterest, 61% das pessoas que acessam a rede afirmam que descobriram uma nova marca através de um Pin, nome dado ao conteúdo publicado no Pinterest.

Assim, o Pinterest pode ser uma ótima plataforma para atrair mais visitas para o seu site. Quer entender como? A gente te explica ao longo deste texto.

O que é o Pinterest e como funciona?

Criado por Ben Silbermann e lançado em 2010, o Pinterest foi considerado pela revista Time com um dos melhores sites de 2011. Em 2012, a rede social alcançou um feito grandioso, tornou-se o site que mais encaminhou visitas à varejistas, superando o YouTube, o LinkedIn e o Google+.

O conceito do Pinterest remete aos quadros de inspiração populares nos anos 90. O nome vem da junção de duas palavras da língua inglesa: “pin” e “interest”, que significam respectivamente “alfinete” e “interesse”. Esses termos resumem bem a forma como a rede social é utilizado pelos seus usuários.

Cada pessoa ao se cadastrar no Pinterest aponta quais são seus interesses e recebe sugestões de conteúdos baseado em suas escolhas. Assim que algo lhe chamar atenção, é possível clicar no alfinete e salvar em um dos seus quadros ou murais pessoais (boards).

Também é permitido fazer o upload de imagens no Pinterest. Para isso é só clicar no botão “+” e selecionar a opção “Criar Pin”.

Quem acessa o Pinterest?

Mais de 50% dos 2 milhões de acessos mensais no Pinterest vêm de fora dos Estados Unidos. 80% dos acessos totais à rede social são feitos através do aplicativo. A maioria dos usuários são mulheres (70%), grande parcela desse gênero tem entre 25 a 34 anos. O que revela a potencial do Pinterest para empresas que desejam atingir mulheres adultas com seus produtos.

Apesar da maioria feminina, mais da metade das novas inscrições feitas no Pinterest são realizadas por homens. Os utilizadores da rede recorrem ao site para planejamento daquilo que é importante em suas vidas. Isso vai desde uma receita para um momento especial à dicas para decoração e reforma da casa.

De acordo com a PriceGrabber, 21% usuários norte-americanos do Pinterest reconhecem que já compraram um produto que viram no site. No Brasil, é possível observar o uso da rede por adultos, com principal incidência nas áreas de saúde, artesanato e culinária.

Pinterest Pro

3 vantagens do Pinterest como estratégia de marketing digital

1. Aumento no reconhecimento da marca

Você tem alguma marca que só ao olhar para a logo já se sente bem? Isso significa que essa empresa entrou na sua mente de maneira positiva. Uma estratégia de reconhecimento de marca consiste em fazer com as pessoas lembrem da empresa apenas ao olhar para o logo e fazer com que isso desperte boas sensações.

Apresentando conteúdos relevantes para a sua persona no Pinterest, você estará fazendo com que ela ligue a sua marca a algo que lhe inspira e traz contribuições relevantes. Para isso, uma das estratégias é aplicar sua logo como marca d’água discreta nas imagens publicadas.

2. Crescimento nas visitas ao seu site

O Pinterest também pode servir como plataforma para gerar visitas no seu site, seja ele um blog, um e-commerce ou de qualquer outro tipo. Funciona da seguinte forma: ao adicionar um novo Pin, é possível inserir um link para o seu site. Assim, se você for do ramo de moda, por exemplo, pode postar foto de uma peça. Ao apresentar interesse, além de salvar a imagem em um dos seus quadros, o usuário também pode clicar no link que leva para a página onde a peça está sendo comercializada.

3. Acompanhamento das estatísticas

Atualmente, o Pinterest oferece o serviço Pinterest for Business, uma conta corporativa. Nela é possível ter acesso às estatísticas. Dessa forma, você saberá a média de visualizações de seu perfil, as pessoas que você alcança e o que estão salvando como Pin a partir do domínio do seu site. As análises ainda apresentam a possibilidade de saber a localização e gênero do seu público.

Algumas boas práticas para os seus Pins

1. Utilize técnicas de SEO

As técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) são indispensáveis também no Pinterest. Ao preencher a descrição do Pin não esqueça de utilizar as palavras-chave relevantes para imagem. A regra é ter moderação, muitas palavras-chave pode afetar a experiência do usuário.

2. Não esqueça a sua persona!

Seus pins precisam refletir os interesses e apresentar soluções para os problemas da persona da sua empresa. Independente da plataforma ou rede social, todo conteúdo deve ser planejado pensando na sua persona.

3. Fique atento à periodicidade das postagens

O tempo de vida médio de uma postagem no Pinterest, tempo em que a imagem circula na rede, é de três meses e meio. Ou seja, você não precisa fazer muitas postagens no Pinterest como é feito no Facebook, onde o tempo de vida é bem menor. Basta manter uma periodicidade para que a rede não fique desatualizada. Não existe regra quanto ao intervalo padrão para a adição de novos pins.

Em 2017, o crescimento de usuários do Pinterest, comparada ao ano anterior, foi de 40%, a tendência é que esse número ainda aumente. A ferramenta Pinterest Ads Manager, que possibilita o gerenciamento de anúncios publicitários na rede social, já está em funcionamento em alguns países e deve chegar ao Brasil em breve. Independente do seu nicho, o Pinterest é mais um espaço onde você poderá atrair um maior público para o seu site.

 

Todas essas estratégias aprendi no curso Pinterest Pro. Elas me ajudaram a aumentar muito as visitas nos meus sites. Nas videoaulas do curso, você conta todas as técnicas ensinadas passo a passo, de forma simples e prática. Saiba mais sobre o curso aqui e em como o curso pode ajudar você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.