9 passos para escolher uma agência de Marketing Digital

9 passos para escolher uma agência de Marketing Digital

Tempo de leitura: 6 minutos

Implementar uma estratégia de Marketing Digital e aumentar as vendas do seu negócio pode ser muito mais fácil através da contratação de uma agência

Entender a importância do Marketing Digital para a sua empresa é um passo importante para conseguir novos clientes. No entanto, muito mais relevante que saber que essa modalidade de Marketing existe, é começar a aplicá-la para alcançar bons resultados. Dependendo do porte da sua empresa e dos seus objetivos com a estratégia, você pode optar entre estabelecer uma equipe interna para o serviço ou contratar uma agência de Marketing Digital.

O que é uma agência de Marketing Digital?

Agências de Marketing Digital atendem clientes que precisam implementar ou ampliar sua estratégia de Marketing. A equipe interna da empresa pode não ter experiência suficiente ainda com essa modalidade de marketing ou já atuar com diferentes estratégias, não sobrando tempo para aderir a mais uma. Por isso, uma ótima opção é terceirizar o serviço através da contratação de uma agência.

Contudo, contratar o serviço exige que você considere alguns fatores para escolher a agência de Marketing Digital ideal. Afinal, é melhor prevenir problemas do que ter que remediá-los depois. Para te ajudar indicamos 9 passos que te farão escolher uma agência que contribuirá para o crescimento do seu negócio. Confira!

estabeleça seu objetivos

Como escolher uma agência de Marketing Digital em 9 passos

1. Estabeleça seus objetivos

Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente o que você realmente precisa. Uma estratégia de Marketing Digital pode ter diferentes objetivos. Alguns deles são: construir percepção de marca e autoridade no tema, melhorar o ranqueamento nas ferramentas de busca, conversão e nutrição de leads, entre outros. Além disso, é necessário estabelecer uma média de tempo que deseja contratar o serviço, o ideal é que tenha no mínimo seis meses para que possa trazer resultados.

2. Conheça os cases de sucesso

conheça os cases de sucesso

Agora é a hora de pesquisar agências de Marketing Digital. Essas prestadoras de serviço, se já estão estabelecidas no mercado, possuem cases de sucesso, ou seja, casos onde o serviço prestado por elas atingiu excelentes resultados. Conhecer esses cases faz com que você tenha ideia do nível de experiência e qualidade profissional da agência.

3. Entenda qual a especialidade da agência

Diferentes agências de Marketing Digital podem trabalhar com nichos distintos. As especialidades podem estar ligadas ao tipo de serviço prestado ou ao tipo de cliente atendido. Caso você seja empreendedor no ramo da educação, pode procurar agências totalmente direcionadas para seu nicho ou que apresentem clientes anteriores da área. Cabe também entender quais são os portes das empresas que costumam ser atendidas pela agência.

4. Conheça o portfólio

Não são apenas os profissionais individuais que possuem portfólio, uma agência de Marketing Digital também deve possuir um acervo com projetos realizados para outras empresas. Ao avaliar o portfólio, leve em consideração as estratégias adotadas, a criatividade ou inovação empregada nas campanhas e as métricas com os resultados conquistados. Atenção! Não se deixe seduzir por métricas de vaidade, como a quantidade de curtidas ou de seguidores, foque nas métricas de engajamento e conversão. É preciso que o seu prospect esteja engajado, que seja convertido em lead através do trabalho realizado e finalmente se torne um comprador do seu serviço ou produto.

5. Conheça o tamanho da agência

conheça o tamanho da agência

Quando tratamos do tamanho da agência de Marketing Digital não falamos do espaço físico, mas da quantidade de profissionais e contas geridas por ela. Um comparativo entre esses dois fatores permite avaliar o modelo de produção e a capacidade produtiva do local. Agências menores podem apresentar menos clientes, menos capacidade produtiva, mas maior atenção no serviço prestado. Já agências de maior capacidade podem possuir melhor capacidade produtiva, mas não oferecem exclusividade.

6. Avalie a distância

Alguns serviços de Marketing Digital podem ser prestados sem problemas caso não haja reuniões presenciais. Entretanto, dependendo do seu perfil como contratante e das especificidades dos serviços, a distância pode influir na execução do trabalho. Lembre-se que a estratégia de Marketing será desenvolvida visando atender uma persona. Quanto mais intimidade a agência tiver com a persona, melhor será o serviço prestado. Ou seja, se você possui um negócio local, busque uma equipe que já entenda o funcionamento de Marketing naquele espaço.

7. Fale com outros clientes

fale com outros clientes

Não existe prova melhor de que vale a pena investir em algo do que a opinião de alguém que já fez uso de determinado produto ou serviço. Converse com um cliente ou ex-cliente da agência de Marketing Digital. Entenda quais foram os motivos que levaram ele a procurar o serviço, se saiu satisfeito com os resultados ou se encontrou dificuldades no caminho. É importante também saber qual tipo de suporte a agência ofereceu em situações de gerenciamento de crise. Por mais que o trabalho seja bem feito, sempre podem haver imprevistos e você não quer ser deixado na mão, não é?

8. Examine as mídias sociais da agência

Não existe forma melhor de conhecer o trabalho digital de uma agência que não seja examinando os perfis nas mídias sociais dela. Tome como pressuposto que, para realizar um bom serviço para os outros, é preciso demonstrar excelência nesse mesmo serviço aplicando-o a própria agência.

9. Analise o preço entre diferentes agências

Você já ouviu falar no barato que sai caro? A frase é usada quando são contratados serviços ou adquiridos produtos que possuem um preço barato, mas, no fim, não cumprem com a sua função. Se você não quer passar por isso, compare o preço de diferentes agências de Marketing Digital. Ponha na balança seus objetivos atrelados com todos os itens citados nos passos anteriores deste artigo. A tomada de decisão precisa ser bem planejada. Questione preços muito baratos se comparados aos demais e faça o mesmo com os que estão acima da média. Assim, você saberá quais os diferenciais que te farão escolher a agência ideal.

Pretende contratar uma agência de Marketing Digital? Compartilhe nos comentários se ainda tiver alguma dúvida ou se quiser ler algum artigo sobre outros temas, envie uma mensagem.

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