7 Dicas para evitar que o seu e-mail caia na caixa de spam

7 Dicas para evitar que o seu e-mail caia na caixa de spam

Tempo de leitura: 5 minutos

Os filtros de spam são excelentes para evitar que e-mails que não solicitamos. Contudo, quando queremos enviar um e-mail marketing para os nossos clientes, esses filtros tornam-se um obstáculo, pois na maioria das vezes marcam nossas mensagens como spam. Não há fórmula mágica para evitar que sua mensagem vá para caixa de spam, pois cada filtro tem sua própria configuração. Por isso, separei 7 dicas para diminuir o problema.

A maioria destas dicas funcionam melhor com a ajuda de um sistema de email marketing. Pessoalmente, uso a plataforma E-goi, que é bastante completa, é em português e tem possibilidades de utilizar o modo gratuito.

Então vamos às dicas

1. Não envie mensagens sem autorização

Esta é o motivo número um para que os seus emails caiam no spam. O fato de serem seus clientes ou contatos não significa que você tenha autorização automática para enviar newsletters. Se for este o caso, pode ter a certeza de que provavelmente vão definir sua mensagem com “spam”. E quando isso ocorre, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tem a tendência de bloquear a sua mensagem para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem denuncia-lo a instituições anti-spam e colocar o seu domínio em uma lista negra!

Por isso, tenha certeza de que tem no seu site um formulário double opt-in de inscrição na newsletter (eu criei um automaticamente para o meu site com o E-goi). Caso seu negócio seja físico, não esqueça de solicitar aos seus clientes seus contatos, incluindo o e-mail para que possam receber suas newsletters. Envie suas mensagens somente para os inscritos!

2. Envie conteúdos relevantes

Mesmo quando você envia uma newletter somente para quem autorizou o disparo, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas mensagens geram nas pessoas. Caso elas não abram a newsletter, os ISP podem filtrá-la para cair na caixa de spam nos próximos envios.

Chama-se a isto engajamento e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por isso, procure sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e de utilidade para os seus clientes. Textos que os incentivem a abrir e clicar. Você pode usar o E-goi para medir os resultados.

conteúdos relevantes

3. Limpe a lista de distribuição

Sempre que você enviar a sua newsletter para emails desativados ou inválidos (um comportamento comum dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Logo, é fundamental remover da lista todos os endereços que já não funcionem (os chamados bounces).

Se não desejar removê-los à mão, uma plataforma de email marketing como o E-goi faz para você a limpeza de soft bounces e hard bounces de forma automática, além de inserir um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram se descadastrar da lista. Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os ISP e melhor será a taxa de entrega direta na caixa de entrada.

4. Evite que seu conteúdo vá para caixa de spam

Antes de enviar a sua mensagem, confirme que ela não vai disparar imediatamente os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas gerais para serem seguidas.

  • Não envie newsletters compostas só por imagens (é necessário haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens)
  • Use código HTML bem formatado (não crie o HTML da mensagem no Word ou em Photoshop)
  • Prepare sempre uma versão alternativa do email em texto simples

Para verificar estes pontos, também pode passar a sua newsletter pelo relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como também analisa todo o conteúdo, dá uma pontuação e apresenta dicas para melhorar o resultado.

5. Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail

Uma das coisas que os ISP estão mais atentos é a reputação do servidor pelo do qual você envia a newsletter. Para ter uma boa reputação, é essencial autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de email marketing como o E-goi, o trabalho fica bem mais, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor corretamente.

6. Atenção à frequência dos envios

Mesmo que as pessoas tenham autorizado o recebimento da sua newsletter, o envio massivo pode fazer com que usa mensagem seja marcada como spam. Por outro lado, se faz disparos raros (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de você e considerar sua mensagem como spam.

Caso você tenha uma newsletter diária, permita que as pessoas possam receber com menos frequência. Se foram esporádicas, inclua sempre uma referência lembrando à pessoa o motivo pelo qual está recebendo o email e a data em que ela se inscreveu na newsletter (o E-goi pode inserir automaticamente tanto a opção da frequência de envios quanto o motivo e data da inscrição).

7. Peça aos seus assinantes para adicioná-lo à lista de endereços seguros

Mesmo seguindo todas as dicas listadas, há sempre a possibilidade de alguns filtros mais agressivos considerarem a sua newsletter como spam. Para tentar contornar o problema, insira sempre uma frase visível na mensagem solicitando às pessoas que adicionem o seu e-mail à lista de endereços seguros.

Desta maneira, quando elas virem que a sua newsletter foi parar na caixa de spam, podem facilmente prevenir que isso aconteça novamente.

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