Descubra 5 vantagens do Instagram para negócios em sua estratégia de marketing digital

Descubra 5 vantagens do Instagram para negócios em sua estratégia de marketing digital

Tempo de leitura: 6 minutos

O Instagram é a rede social que cresce mais rápido no mundo e uma ótima plataforma de engajamento por trabalhar essencialmente com o conteúdo visual

29 milhões de pessoas utilizam o Instagram no Brasil. 50% desses usuários seguem o perfil de alguma marca, o que equivale a aproximadamente 15 milhões de contas. Atualmente o engajamento no Instagram já é dez vezes maior que o do Facebook e 84 vezes maior que o do Twitter, o que faz da rede social um lugar essencial para a sua estratégia de marketing digital.

Lançado em 2016, o Instagram para Negócios propicia às marcas, entre outras coisas, uma plataforma para acompanhamento de métricas e impulsionamento de postagens. O modelo de perfil comercial trouxe diversos benefícios para o aumento das vendas através da rede social. Por isso, separamos cinco vantagens que te mostram porque você precisa adotar agora um perfil comercial e aumentar o alcance de sua marca no Instagram. Confira!

O que é o Instagram?

É extremamente habitual estar em uma comemoração e alguém pedir para tirar uma selfie para postar no Instagram ou no Stories. Por dia são compartilhadas cerca de 60 milhões de fotografias na rede social. Isso mostra a forma como o Insta se integrou ao nosso cotidiano.

Inicialmente a proposta era de um espaço onde amigos e familiares pudessem estar compartilhando imagens. O feed apresentava os conteúdos de todos os usuários que eram seguidos pelo seu perfil em ordem cronológica. Oito anos depois, o feed exibe com prioridade os perfis que são considerados pelo algoritmo mais relevantes para você. Além disso, foi incorporada a função Stories que permite o compartilhamento de imagens, textos e vídeos por um período de 24 horas, assim como é feito no Snapchat.

Com o crescimento da rede, a possibilidade de gerenciar anúncios, como no Facebook Ads, também se tornou real. Agora, o Instagram é a ferramenta com altas oportunidade de engajamento por trabalhar essencialmente com o conteúdo visual.

quem está no Instagram

Quem está no Instagram?

Atualmente o Instagram é a rede social com o crescimento mais rápido, tendo ultrapassado 1 trilhão de downloads só na Play Store, loja de aplicativos para aparelhos Android. Os millennials, nascidos após 1980, são os utilizadores que mais ingressam na rede. 60% dos instagrammers, nome dado aos usuários que utilizam o Instagram, afirmam que já conheceram produtos ou serviços através do app. Além disso, 75% deles já tomaram uma decisão de compra por conta de um post inspirador visto em seus feeds. Então, por que não criar um perfil comercial para o seu negócio agora?

Como criar criar um perfil comercial?

Para ter um perfil comercial é essencial ter uma página do seu negócio no Facebook. Atenção: uma página é diferente de um perfil pessoal, caso não tenha uma, busque criar. Depois disso, abra normalmente uma conta no instagram para sua marca. Depois de feito, vá até o seu perfil e toque nos três pontinhos localizados na parte superior direita da tela que dão acesso às configurações e acesse a opção “Mudar para perfil comercial”. Faça login com o Facebook e vincule sua página ao Instagram do seu negócio. Pronto, agora é só aproveitar as vantagens do seu perfil comercial!

Instagram para negócios

5 vantagens do Instagram para Negócios

1. Instagram insights

Conhece o Google Analytics? O Instagram Insights é a funcionalidade da rede social que te dá acessos as métricas do perfil assim como o Analytics. No entanto, a interface dos Insights é mais acessível, dando ao usuário as seguintes informações:

  • Alcance: número total de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações;
  • Impressões: número total de vezes que todas as publicações foram vistas;
  • Visitas ao perfil: número de vezes que o seu perfil foi visualizado;
  • Seguidores: crescimento do número de seguidores, dias e horários em que estão ativos, além de estáticas etárias, de gênero e de localização.

Todas essas estáticas também podem ser vistas de forma seccionada por postagem feitas.

2. Instagram Ads

Com o Ads é possível promover as postagens impulsionando-as de forma paga. Para isso basta clicar no botão “Promover” localizado logo abaixo da imagem ou vídeo publicado. Depois, basta definir a meta da promoção, o botão de ação, o orçamento e a duração.

Apesar de operar em mais de 200 países, é importante fazer com que o seu post seja direcionado para o seu público-alvo. O Instagram Ads permite que você determine o público automaticamente ou manualmente por localização e interesses.

3. Botões de ação no perfil

Outra função interessante são os botões de contato que ficam disponíveis no perfil. Para adicioná-los basta pôr suas informações de contato ao editar o perfil. Assim, o usuário que acessar sua conta poderá optar por lhe enviar um e-mail, fazer uma ligação ou saber a localização do seu estabelecimento.

4. Acesso aos stories mesmo depois de 24h

Todos os stories ficam salvos no perfil comercial por mais de 24 horas dando acesso às estatísticas ou insights. É possível ver o alcance, as impressões e as ações executados pelo usuário: visita ao perfil, clique na enquete ou resposta por Direct. Trazendo também informações sobre os  atalhos feitos pelos usuários como os toques para voltar, toques para avançar para o próximo storie, deslizes para sair da sua história e deslize para sair dos Stories.

5. Nova funcionalidade: “compre agora”

Caminhando ainda mais para o e-commerce, o Instagram disponibilizou a partir do dia 20 de março de 2018 o botão “Compre agora” para posts com artigos comercializados. Sendo assim, as publicações que possuírem uma sacolinha em sua miniatura possuem produtos disponíveis para a venda. Ao clicar em “compre agora” o usuário será direcionado para o ambiente normal de compra online da loja.

use hashtags

3 dicas para aumentar os seguidores no Instagram

Não existe fórmula para ser bem-sucedido no Instagram, o segredo é entender qual o nicho e buscar ser relevante para ele. Contudo, existem algumas dicas que podem fazer todo a diferença:

1. Mantenha a frequência das publicações

Não adianta fazer três postagens em um dia e passar uma semana sem nenhuma publicação. Utilize os insights para saber quando os seus seguidores estão ativos na rede social e desenvolva um calendário de publicações com base nos dados.

2. Não misture o perfil pessoal com o profissional

Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas acabam postando fotos de suas famílias e amigos no perfil do negócio. Seus seguidores buscam informações sobre seus produtos e serviços, não sobre você.

3. Utilize hashtags

As hashtags são a maneira de permitir que seu perfil seja encontrado pelos usuários da rede. Lembre sempre de acrescentar hashtags nas postagens, só tome cuidado com o exagero. Utilize apenas as hashtags que são relevantes e relacionados a sua publicação, do contrário pode acabar não sendo eficaz.

Gostou das dicas de como usar o Instagram para negócios? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.